sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Diário da Noite, 30 de Junho de 1950

AQUARELA MINEIRA

Mais um samba descritivo de Ary Barroso: Aquarela Mineira. Conseqüentemente, mais uma gravação de Francisco Alves. Se Ary Barroso descreve, em música e letra, como ninguém, as regiões do Brasil, Chico Alves diz, por sua vez, cantando como só ele sabe e pode, as coisas do Brasil, descritas nas composições do aludido autor. A performance de Francisco Alves nesta Aquarela Mineira pode ser comparada à de Aquarela do Brasil.

Como o próprio nome está a indicar, Aquarela Mineira descreve, de maneira curiosa, usos, costumes, coisas e fatos, e crendices e aspirações das terras das Alterosas. Ouvindo-se Francisco Alves cantar a composição de Ary Barroso, como nós ouvimos pela prova da gravação, que será lançado ao mercado o mês próximo, dir-se-á ser ele um autêntico filho de Minas Gerais, tal o calor com que interpreta a bonita página do turbulento compositor-vereador.

Casa Ricordi
Além da vocalização de Francisco Alves, que é, como dissemos, das mais convincentes, apesar de toda a idade do artista, o acompanhamento orquestral é dos mais curiosos. Boa, muito boa mesmo a orquestração. Embora a etiqueta Odeon não faça menção, como de hábito, ao nome do conjunto orquestral que executa o belo acompanhamento, não há negar seja ele o chefiado por Carioca. O seu sax comparece e se denuncia.

A gravação não está mal. Entretanto, deve ter havido qualquer coisa que lhe tirou a limpidez. Seria o estúdio onde se executou a gravação? Sinceramente, não sabemos a que atribuir esse pequeno, mas grave senão. Aliás, esse fato foi observado porque na mesma tarde, nos estúdios da Odeon, ao ouvirmos várias gravações, entre elas aquele soberbo Maria, na voz de Alcides Gerardi com o Coro dos Apiacás, cuja limpidez é impressionante, notamos o contraste frisante, com Aquarela Mineira, nos parecendo meio-fosca.

Afora o reparo apontado, o disco pode ser classificado como de bom nível artístico e destinado a um grande sucesso comercial, como a maioria dos discos de Francisco Alves. Isso, apesar de constituir um samba de fôlego, isto é, que toma conta das duas faces do disco.

Francisco Alves
Na foto: Francisco Alves, o veterano cantor nacional, apesar da idade, continua com a sua voz moça e cada vez mais bonita, apesar de menos segura nas notas altas. Aquarela Mineira, objeto das referências de nossas notas de hoje, e que leva a assinatura famosa de Ary Barroso, é interpretada com rara felicidade por Chico. A composição tem “pinta”, para constituir um dos grandes sucessos comerciais no mundo dos discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário