sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Diário da Noite, 24 de Junho de 1950

DUAS VOZES E UM BOLERO

Marino Pinto e Mário Rossi, dois compositores nacionais, são os responsáveis pelo curioso bolero Que Será? recentemente gravado por Roberto Amaral, para a etiqueta Elite, e Dalva de Oliveira, para o selo Odeon. Ouvimos ambas as gravações, ainda em prova, graças à gentileza dos diretores das aludidas gravadoras.

Roberto Amaral empresta ao bolero uma interpretação convincente. Dono de uma bela voz e de uma sensibilidade artística superior, Que Será? ganhou muito na interpretação do jovem e aplaudido artista. Secunda-o o conjunto orquestral da própria gravadora. Bonita orquestração. Aliás, é de louvar-se a iniciativa da Elite em não poupar esforços para apresentar a nossa música com uma roupagem orquestral condigna, nem que para isso tenha que despender grandes somas, apesar de ser ainda uma empresa que está iniciando as suas atividades no Brasil, pois se trata de uma gravadora suíça. Um samba-canção, intitulado Mágoa, completa o disco.

Dalva de Oliveira e Marino Pinto
Dalva de Oliveira, por sua vez, nos proporciona um Que Será? acima da expectativa. Como está cantando bem a ex-vocalista do Trio de Ouro! Há momentos que se tem a impressão de que Dalva de Oliveira está, mesmo, chorando, tal a perfeição da sua interpretação. Aliás, a letra de Que Será? cai sob medida para um recente e lamentável episódio da vida de Dalva, o que motivou a sua saída do Trio de Ouro. Talvez por isso a simpática vocalista cante alma o bolero de Marino Pinto e Mário Rossi.

No lado oposto da gravação vamos encontrar uma toada de Klecius e Armando Cavalcanti a que deram o nome de Sertão de Jequié. A composição conta a história de uma cabocla que deixou o seu sertão longínquo e foi para o Rio de Janeiro, onde, depois de conhecer tudo aquilo com o que sonhou e teve uma tremenda decepção, sonhava, já agora, em voltar para o seu Sertão de Jequié. Bonita a interpretação de Dalva, também, nesta delicada página.

Organização Recorde
Como se vê, os dois discos que vimos de apreciar possuem altos padrões artísticos, o que os recomendam.

Na foto: Está presente no suplemento Odeon, para julho próximo, o nosso mui conhecido e apreciado Dick Haymes, cantando juntamente com Helen Forest, o fox À Procura de um Ideal, de Jerome Kern, que faz parte do filme O Crepúsculo de uma Glória. Star Dust, o clássico fox de Hoagy Carmichael, completa o disco. Boa vocalização de Dick Haymes, em ambas as faces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário