segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 27 de Abril de 1950

CAVALLARO E SUA ORQUESTRA

Dentre as provas das gravações a serem lançadas pela Odeon, no próximo mês, ouvidos há poucos dias, gostamos muito de um disco do pianista Carmen Cavallaro e seu conjunto de ritmo. Dinorá e Canción del Mar são as melodias encerradas nesse disco. A primeira, como se sabe, é um samba do nosso festejado Benedito Lacerda, escrito já faz muito tempo. Mas Cavallaro lhe deu uma nova vestimenta, enfeitando-o com acordes inteligentes e harmoniosos, de muito bom gosto, obtendo imprevistos resultados, ganhando o samba em melodia. Pena que Cavallaro, como a grande maioria dos artistas de outras plagas, não tenha apreendido o ritmo do samba. Apesar dos seus esforços, Dinorá se assemelha mais com uma rumba que com samba. Mesmo assim, fantasiada de rumba, Dinorá está interessante e muito aceitável.

Carmen Cavallaro
A face de Canción del Mar, um bonito bolero de José Marroquín e José Zorrilla, é superior. Isto porque os solos pianísticos de Cavallaro predominam. E todos que conhecem esse estilista do teclado sabem o que isso representa. Notas em abundância, melodiosas, suaves, românticas, de grande efeito. Muito boa a performance de Cavallaro nesta Canción del Mar. A melodia, já por si muito bonita, ganha em melodiosidade ao som do piano acionado pelo aplaudido artista e pelo tratamento que dele mereceu a partitura.

Além disso, ambas as faces do disco são deliciosamente dançantes, o que o tornam duplamente recomendável. Assim, apreciado como é, entre nós, Carmen Cavallaro, provavelmente esse seu disco venha a se esgotar num abrir e fechar de olhos. Os seus fãs, entretanto, para ter uma idéia da sua arte, deverão analisá-lo, especialmente na face do disco onde se acha gravada a Canción del Mar, onde se observa o seu apurado gosto e perfeita técnica.

Wilson Roberto
NOTAS E NOTÍCIAS

Procura a Odeon congregar, em sua constelação, os melhores artistas nacionais e estrangeiros. No bolero, sua equipe é espantosa: Bob Toledo, Fernando Albuerne, Eduardo Farrel, Fernando Torres, Hugo Romani, Adelina Garcia, Gregorio Barrios, Nicolás Urcelay formam a linha de frente. No terreno das melodias nacionais, possui o “rei da voz”, Francisco Alves, Dircinha Batista e agora vem de contratar Norma Ardanuy, um cartaz das Associadas, Fernando Barreto e Wilson Roberto. Este último gravou para a famosa etiqueta o samba Brasil Romântico. Ao que fomos informados, dentro de poucos dias a gravadora anunciará o contrato de outros famosos artistas do broadcasting nacional e estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário