sábado, 30 de novembro de 2013

Diário da Noite, 29 de Julho de 1950

CANTOR DIFERENTE

Ronaldo Lupo é um cantor paulista. Apesar de atuar no rádio há já algum tempo, é pouco divulgado entre nós. Entretanto, é um artista de valor. Criou um estilo. Sua maneira de cantar é toda pessoal. Ao ouvi-lo, tem-se a impressão de estar ouvindo um vocalista do princípio do século. Dono de uma tonalidade de voz curiosamente peculiar, Ronaldo Lupo, por isso, prende a atenção do ouvinte. Alguns não o toleram. Outros admiram-no. Talvez resida aí, precisamente, nessa controvérsia, todo o sucesso do jovem cantor.

Iniciou ele sua carreira artística como compositor escrevendo o Samba da Saudade, que Gastão Formenti gravou na Victor. Já cantou tem teatros, boates, cassinos e se dedica, no momento, inteiramente ao broadcasting, no Rio de Janeiro. Depois de uma excursão que realizou ao norte do país, colhendo os mais ruidosos sucessos, seu nome é motivo das mais elogiosas referências por parte do público nordestino. Cantou naquele filme carnavalesco Estou Aí, com Emilinha Borba e Colé.

Ronaldo Lupo
Pois é precisamente sobre um disco de Ronaldo Lupo, gravado pela Continental, as nossas considerações de hoje. Linda Cidade e Vou Desistir... de Namorar, respectivamente um samba e uma cançoneta, de sua própria autoria, são as páginas levadas à cera por ele. Muito bonito o samba, que descreve uma cidade de forma romântica, sem dizer, entretanto, o seu nome. Como Ronaldo é paulista, é de supor-se que a sua Linda Cidade, outra não é senão São Paulo... A cançoneta Vou Desistir... de Namorar, de música viva, bonita e, ao mesmo tempo chistosa, tem, porém, versos que, francamente, não nos agradaram. O Sr. Nestor Tangerini foi de uma falta de gosto de espantar! Aquela história final do violento beijo, que fez a dulcíssima Dulcinéia engolir a dentadura, é de se lhe tirar todos os chapéus! Todavia, há uma ressalva. Ao que nos informaram, Ronaldo compôs a melodia e o Sr. Tangerini fez a letra, a fim de figurar numa revista musical da companhia teatral da qual faziam parte. Está, assim, explicado o cunho de vaudeville impresso à partitura e à interpretação de Ronaldo, que não fugiu ao seu estilo. Bom o acompanhamento executado pela orquestra de Pereira dos Santos, sendo digno de nota a performance do flautim, que é um espetáculo.

Gastão Formenti
Desejamos endereçar à gravadora os nossos cumprimentos. Ultimamente, a rubrica dos três sininhos nos tem proporcionado discos de bom padrão artístico, a par de sensíveis melhorias técnicas. O disco que vimos de comentar é um exemplo típico.


Na foto: Duas composições de sua própria autoria: Linda Cidade e Vou Desistir... de Namorar, fazem do último disco de Ronaldo Lupo, objeto das nossas apreciações de hoje. A primeira é um magnífico e inspirado samba; a segunda é uma chistosa cançoneta, estilo vaudeville, muito interessante, especialmente a música e o flautim que intervém do primeiro ao último sulco da gravação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário