sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Diário da Noite, 10 de Julho de 1950

DOIS CARTAZES

A Victor lançou há poucos dias, dois discos contendo gravações de Perry Como e Jean Sablon, dois renomados cartazes do disco. Perry Como nos proporciona duas bonitas composições de Oscar Hammerstein II e Richard Rogers. Em ambas as faces o festejado vocalista norte-americano se porta de maneira segura e convincente, cantando com muita alma, convencendo plenamente. Conquanto a canção Some Enchanted Evening, que é, como dissemos, muito interessante, figure como a principal do disco, isto é, marcada como sendo a face A, sinceramente gostamos mais da melodia constante da face B, intitulada Bali Hái. A canção conta uma delicada e deliciosa lenda de amor dos mares do sul. Um bonito tema, como se vê. Perry Como vocaliza esta canção de maneira superior, chegando mesmo a impressionar-nos. Esta gravação talvez seja a mais perfeita até hoje executada pelo aludido cantor. Digna de nota a orquestração feita por Oscar Hammerstein II. A orquestra, assistindo o cantor, de perto, parece desejar ajudá-lo a narrar a bonita história do tema musical. E o curioso é que, de certa maneira, o consegue, sugerindo o ambiente das ilhas dos mares do sul, a brisa, os bosques, os lagos, o mar... Um bom disco, em resumo.

Jean Sablon
Quanto ao disco de Jean Sablon, nele estão gravadas as melodias J’ai Deux Amours de Vincent Scotto, Géo Koger e H. Varna; e Ah, Le Petit Vin Blanc, de Borel Clerc e Drejac. A primeira é uma antiga canção francesa, que grande número de artistas gauleses têm levado ao disco nos mais variados estilos. Jean Sablon vocaliza-a no seu estilo habitual. Tom grave, insistentemente grave, às vezes até forçado. Boa a orquestra que executa o acompanhamento e o arranjo orquestral. Já Ah, Le Petit Vin Blanc, de melodia vivaz e chacoalhante, não vai bem para a voz de Jean Sablon, em nossa opinião. A voz de Sablon, por natureza, foi feita para cantar melodias românticas, langorosas, para fazer revirar os olhos dos casaizinhos amorosos. Daí a impressão que temos estar ele deslocado na canção do trio Borel, Clerc e Drejac.[1]

Pelo exposto, os dois lançamentos da Victor poderão ser classificados como sendo, o primeiro, de Perry Como, bom; e o segundo, de Jean Sablon, como regular, em conseqüência da face de Ah, Le Petit Vin Blanc.

Na foto: Perry Como justifica o seu renome de um dos mais perfeitos cantores populares dos Estados Unidos com a sua interpretação de Bali Hái, fox que nos conta uma bonita história dos mares do sul.


[1] Na verdade Borel Clerc era uma pessoa só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário