sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Diário da Noite, 21 de Junho de 1950

TRECHOS LÍRICOS

Carla Maria von Weber é considerado um dos maiores compositores do século XIX, com o mérito de ser o fundador do romantismo alemão. Sua obra musical é das mais vastas e de alto valor. Weber, assim, deixou várias óperas, concertos, sonatas, peças para canto, piano, etc. Uma das suas mais conhecidas partituras, cuja divulgação se deve, principalmente, ao disco, é o seu famoso Convite à Valsa. Escrita no original para piano, tem sido levada ao disco, entretanto, em notáveis arranjos orquestrais, sendo que o mais famoso é o feito por Arturo Toscanini, que o gravou em disco Victor, regendo a famosa Sinfônica da National Broadcasting Corporation.

As óperas do querido compositor germânico, porém, não tem encontrado a merecida divulgação, o que é estranhável. Apenas as suas ouvertures, embora não com muita freqüência, são incluídas nos programas sinfônicos.

Foi, portanto, com prazer que recebemos um disco da Columbia inglesa no qual estão gravados, na voz bonita do soprano austríaco Ljuba Welitsch,[1] primadona da Ópera Estadual de Viena, dois trechos do segundo ato da ópera Der Freischutz, de Carla Maria von Weber. Esses trechos são: Wie Nahte Mir Der Schlummer e Alles Pflegt Schon Langst Der Ruh.

Ljuba Welitsch
O acompanhamento orquestral esteve a cargo do conjunto Philharmonia, de Londres, sob a excelente regência de Walter Susskind. Aliás, a Philharmonia é uma das melhores orquestras da Europa.

Der Freischutz foi a primeira ópera romântica alemã conhecida no estrangeiro. É uma obra fantástica, evocando a floresta, com seus mistérios, seus terrores e habitantes sobrenaturais.

O primeiro soprano da ópera de Viena empresta a esses dois trechos líricos, uma interpretação das mais felizes, perfeitas e de excitante bravura. Ljuba Welitsch é, indubitavelmente, uma cantora de largos recursos e de voz cheia, suave e bela.

Alfonso Ortiz Tirado
No que diz respeito à gravação propriamente dita, só se poderá dizer ser ela esplêndida, sem chiado, estalidos ou bolas, sendo de notar-se o seu perfeito polimento, o que a torna destarte perfeita.

Na foto: Alfonso Ortiz Tirado, que, como todos sabemos, é médico e emprega toda a renda obtida com sua voz, nas obras de um grande hospital, já em funcionamento no México, a fim de tratar das crianças atacadas de paralisia infantil, e que atualmente, nos visita, vem de ser conquistado pela etiqueta Continental, segundo fomos informados. Foi, sem dúvida, uma apreciável aquisição do selo dos três sininhos.



[1] Na verdade ela nasceu em Borissovo, na Bulgária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário