terça-feira, 19 de novembro de 2013

Diário da Noite, 1º de Maio de 1950

DISCOS AOS MONTÕES

Junho próximo será o mês que, durante este meio ano, maior número de gravações serão lançadas. Extensos são os suplementos de novidades e o cronista vai ficar em palpos de aranha para ouvir todas as provas desses lançamentos para poder comentá-los. A uma rápida vista de olhos pelas listas avançadas de apenas três gravadoras, verificar-se-á que uma centena, ou mais, de novas gravações, vamos ter em junho! Evidentemente, não vamos relacionar nesta coluna, todos esses discos prometidos pelas gravadoras, mesmo porque não teríamos espaço para tanto. Todavia, vale a pena destacar as gravações que nos parecem as melhores.

Vamos começar pela Continental. Anuncia-nos ela o samba Copacabana na interpretação de vários artistas: Jorge Veiga, Dupla Ouro e Prata e Los Rancheros. Mentira e Parque de Diversões são uma valsa e uma canção gravadas pelo morno Sólon Salles; Jorge Goulart nos apresenta os sambas São Paulo e No Fim da Estrada; Nilo Sérgio nos proporciona Sorrisos (Smiles), marcha, e Que Importa a Vida, samba-bolero. Isto no repertório nacional. No internacional vamos encontrar, pela orquestra de Georges Henry, Tu Sais e Un Air D’Accordeon, um fox e uma valsa, respectivamente; Renée Lamy, a maviosa cançonetista gaulesa, em duas canções: Ce Mon Meilleur Ami e Pour Lui. Tati Casoni, em Il Perduto Amore e Valsa do Bom Humor, também faz parte do suplemento Continental, na parte internacional. A Cetra, por seu turno, nos apresenta um punhado de gravações de Alberto Rabagliati, Oscar Carboni e Francesco Albanese. São tantas as gravações italianas que nos reservaremos, simplesmente, os nomes dos artistas que intervêm nessas gravações. Da lista Odeon ressaltam-se os discos de: Muraro, em Flor do Abacate e Ciganos no Brasil; Dircinha Batista em O Sanfoneiro Só Tocava Isso e A Moringa; Garoto, ao bandolim, em Arranca Toco e Desvairada.

Casa Beethoven
No repertório internacional destacam-se: Bing Crosby, em Tara Talara Ta-lar (Vieni Sul Mare) e Os Quatro Ventos e os Sete Mares, nesta face acompanhado ao piano pelo espetacular Carmen Cavallaro; Ella Fitzgerald, acompanhada por Gordon Jenkins e seu conjunto, em Café Simples e Vou Tirar Este Homem da Minha Cabeça. Gravações de Hugo Romani, Fernando Torres, Francisco Canaro e outros artistas populares também são prometidos. Cumpre observar que não incluímos nesta relação as gravações da Columbia, da RCA Victor, da Capitol, da “His Master’s Voice”, etc., posto ainda não termos recebido as listas avançadas. Mas, por apenas essas três gravadoras, o leitor terá uma idéia do chorrilho de discos que vem por aí. Note-se ainda que esses discos são para junho, quando, então, serão postos à venda. Até lá teremos que economizar muito, caso contrário será impossível adquirir todos os que nos agradarem.

Essas mesmas gravações, serão comentadas aqui, após ouvirmos as suas respectivas provas.

Na foto: Bing Crosby grava para a Decca americana, cujos discos, no Brasil, são lançados através da etiqueta Odeon. Após o sucesso de Mule Train, que está sendo colocado este mês nas lojas revendedoras, Bing nos proporciona a bela canção italiana Vieni Sul Mare, em versão americana, mas dizem os críticos estrangeiros, interpretada com muita propriedade. Vieni Sul Mare, apenas em junho será dado ao público brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário