ALGO DESAGRADÁVEL
Ouvimos, há poucos dias, um recente lançamento
da Odeon em que a orquestra Argentina de Osvaldo Norton é apresentada nos
“foxes” Whispering e Avalon. Não reconhecemos, para sermos
francos, o conjunto do entusiasta band leader. Mas é simples a
explicação: a gravação foi executada há cinco anos, isto é, em 1945! O
conjunto, então, não era comparável com o atual. Aliás, quem quiser ter uma
idéia do conjunto atual de Osvaldo Norton é fácil. É só procurar qual das
boates de São Paulo em que ele está atuando, pois ele se encontra entre nós, ou
senão, ouvir com atenção o acompanhamento orquestral do Luna, Lunera,
gravada por Gregorio Barrios, onde o conjunto está simplesmente notável. Aliás,
nesse Luna, Lunera o conjunto de Norton e o festejado vocalista
capricharam, resultando num ótimo disco que foi um dos mais vendidos
ultimamente.
Todavia, o conjunto, em 1945, quando gravou Whispering
e Avalon não era dos melhores. Deixava muito a desejar, o que se observa
pelo disco em apreço. Tocava em tempo de swing sem que os componentes do
conjunto, especialmente o bateria e o piano, tivessem noção do ritmo. Talvez o
sax-tenor e o regente tivessem conhecimento do que viesse a ser o swing.
Especialmente o sax, que em ambas as gravações se sai muito bem, tendo o
operador captado para a massa, com muita felicidade, a sua bela sonoridade.
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Charles Trenet |
Na foto: Eis o mui apreciado Charles Trenet numa
pose fotográfica absolutamente cretina. Esse seu chapeuzinho é francamente de
amargar... Sua voz, porém, é qualquer coisa de suavizante quando numa canção
como Menilmontant, La Mer, Marie Marie e tantas outras,
muitas de sua própria lavra. Douce France e La Mer foram as
gravações suas mais procuradas ultimamente. Trenet é astro do selo Columbia.
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