segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 17 de Abril de 1950

ALGO DESAGRADÁVEL

Ouvimos, há poucos dias, um recente lançamento da Odeon em que a orquestra Argentina de Osvaldo Norton é apresentada nos “foxes” Whispering e Avalon. Não reconhecemos, para sermos francos, o conjunto do entusiasta band leader. Mas é simples a explicação: a gravação foi executada há cinco anos, isto é, em 1945! O conjunto, então, não era comparável com o atual. Aliás, quem quiser ter uma idéia do conjunto atual de Osvaldo Norton é fácil. É só procurar qual das boates de São Paulo em que ele está atuando, pois ele se encontra entre nós, ou senão, ouvir com atenção o acompanhamento orquestral do Luna, Lunera, gravada por Gregorio Barrios, onde o conjunto está simplesmente notável. Aliás, nesse Luna, Lunera o conjunto de Norton e o festejado vocalista capricharam, resultando num ótimo disco que foi um dos mais vendidos ultimamente.

Todavia, o conjunto, em 1945, quando gravou Whispering e Avalon não era dos melhores. Deixava muito a desejar, o que se observa pelo disco em apreço. Tocava em tempo de swing sem que os componentes do conjunto, especialmente o bateria e o piano, tivessem noção do ritmo. Talvez o sax-tenor e o regente tivessem conhecimento do que viesse a ser o swing. Especialmente o sax, que em ambas as gravações se sai muito bem, tendo o operador captado para a massa, com muita felicidade, a sua bela sonoridade.

Casa Nelson & Nelson

Charles Trenet
O disco, assim, não se recomenda. O próprio Osvaldo Norton, hoje, possuidor de um conjunto homogêneo, ao ouvir essa gravação, feita há tanto tempo, há de ficar encabulado... Daremos um doce a quem conseguir dançar (o disco é classificado como sendo “dançante”) com esse Whispering e Avalon. O ritmo está a 120 por hora...

Na foto: Eis o mui apreciado Charles Trenet numa pose fotográfica absolutamente cretina. Esse seu chapeuzinho é francamente de amargar... Sua voz, porém, é qualquer coisa de suavizante quando numa canção como Menilmontant, La Mer, Marie Marie e tantas outras, muitas de sua própria lavra. Douce France e La Mer foram as gravações suas mais procuradas ultimamente. Trenet é astro do selo Columbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário