segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 08 de Abril de 1950

SOLOS DE VIOLINO

O violinista Ivan Kawacink não é ainda conhecido do grande público brasileiro. Trata-se, entretanto, de virtuose muito aplaudido na Europa e nos Estados Unidos, onde conquistou grande platéia.

O disco, que nos chegou às mãos da Supraphon, nos proporciona duas bonitas interpretações de Ivan Kawacink, na execução das partituras de Valse Triste, de Oskar Nedbal, e Poéme, de Fibich, acompanhado com bastante discreção pelo pianista Francis Marian.

O autor da primeira partitura, também polonês como Ivan Kawacink, por sua vez não é muito divulgado no Brasil. Oskar Nedbal (1874-1930), além de compositor foi regente e solista de viola muito aplaudido em sua pátria, onde suas óperas e operetas são com freqüência representadas.[1] É o autor da opereta Sangue Polaco, já representada em São Paulo, há alguns anos.

Da lavra de Oskar Nedbal é essa bela, melodiosa e cativante Valse Triste, cuja deliciosa melodia ficará indelevelmente gravada na memória de quantos a ouvirem. Aliás, diga-se para ilustrar, há outra gravação da mesma partitura, Orquestra Fok, da Rádio de Praga, ainda para a Supraphon, muito interessante.

Clique para ver em alta resolução e ler os lançamentos todos

Na outra face do disco encontra-se a célebre e maravilhosa melodia tcheca Poéme, de Fibich, que Ivan Kawacink com igual brilho e sentimento, interpreta.

Aníbal Troilo
A gravação da Supraphon é muito bem feita, surpreendendo-nos, apesar do pequeno chiado que ainda é notado, originado pela dureza da massa, que não chega a ser, entretanto, irritante. É provável que o leitor vá encontrar esse disco apenas nas boas casas do ramo.

BONITO TANGO

A Odeon apresentou, não faz muito, com grande sucesso, o bonito tango Sin Palabras, numa convincente interpretação da Orquestra de Francisco Canaro. A Victor, agora, comparece com o mesmo tango magnificamente interpretado pelo festejado conjunto típico de Aníbal Troilo. Na face oposta do disco, outro tango, La Revancha, também muito interessante e otimamente executado.

A Victor, que tão bem cuida dos discos de música clássica, precisa melhorar a massa das gravações de música popular. O chiado está sempre presente, às vezes de forma insuportável.



[1] Nedbal nasceu em Tabor, República Tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário