segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 25 de Abril de 1950

PÁGINA DE BEETHOVEN

Gioconda de Vito é considerada, na Itália, a sua maior violinista. Nasceu ao sul da península e estudou com o conhecido virtuose italiano Remy Principe. Conquistou, em 1932, o primeiro prêmio do Concurso Internacional de Viena, sendo, em seguida, nomeada professora de violino da Academia de Santa Cecília, em Roma.

Temos em mãos dois discos dessa festejada virtuose. Um é da “His Master’s Voice”, fabricação inglesa, de nºDB-6727; o outro é de fabricação nacional, da RCA Victor, selo vermelho, nºB-5007. Em ambos está gravado o Romance nº2, em fá maior, opus 50, de Beethoven. As duas gravações, a inglesa e a nacional, foram prensadas obedecendo a mesma matriz, não se tratando, portanto, de duas gravações distintas.

Da interpretação de Gioconda de Vito, nesta belíssima página de Beethoven, só se poderá dizer que é magnífica, bastante sincera e expressiva, destacando-se, de forma frisante, o seu instrumento sobre o acompanhamento orquestral, que é executado pela Filarmônica de Londres, sob a direção do maestro Alberto Erede.

A gravação da “His Master’s Voice” é muito boa. A da Victor nacional, entretanto, em nada lhe fica a dever. Possivelmente a gravação inglesa leva uma ligeira vantagem no que diz respeito à massa empregada, que evidentemente é superior e elimina quase que totalmente o chiado, o que se observa ainda no disco nacional, embora não de forma acentuada.

Em se tratando de gravações que foram fabricadas sob o molde da mesma matriz, uma ou outra que o discófilo adquirir, estamos certos, ficará satisfeito, especialmente os que têm predileção pelos solos de violino.

OUTRO ROMANCE

Das mais apreciáveis essa gravação que a Victor nacional nos apresenta pelo famoso virtuose do violino que é Yehudi Menuhin. Encerra ela o Romance (sobre um tema de Paganini) e Minueto em ré, de Mozart, na interpretação do grande violinista.

Gioconda de Vito e Yehudi Menuhin
Trata-se de um disco que não temos o menor receio de recomendar, especialmente aos espíritos românticos. Romance é de uma melodia dulcíssima, suave e confortante, que se gravará indelevelmente em nossos espíritos.

Não é sem razão que esse disco, apesar de clássico, esteja atingindo alto índice de venda. Em muitas revendedoras já se encontra esgotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário