segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 13 de Abril de 1950

DOIS NÚMEROS NACIONAIS

Lúcio Alves, o melodioso crooner nacional, está presente no suplemento Continental deste mês num disco em que canta Na Paz do Senhor, uma interessante toada sertaneja que leva a assinatura do aplaudido José Maria de Abreu, e Terminemos Agora, um romântico samba que casa muito bem com a sua voz.

O aplaudido cantor interpreta com muita propriedade a toada sertaneja. O seu estilo vocal é originalíssimo, sem grandes pretensões, manso e extremamente agradável. Cumpre notar que o acompanhamento orquestral está excelente, não estivesse o conjunto sob a batuta do próprio autor da melodia.

Lúcio Alves, assim, ao cantar a história de “Pai Roque”, foi muito auxiliado pela orquestra, cujo regente, José Maria de Abreu, procurou dar realce à sua curiosa voz. O jovem crooner, nota-se, está bem mais seguro nesta gravação que em seus discos anteriores. A outra face nos proporciona Terminemos Agora, um samba romântico, cujo título deixa antever o motivo dos seus versos e, assim, o lirismo da melodia. Lúcio Alves se mostra, também aí, muito seguro e, por se tratar de um samba, mais à vontade. Exprime a letra com liberdade, confiança, dando vazão ao seu estilo peculiar. Esta face não desmerece a anterior, que é a principal do disco.

Lúcio Alves, em 1953
A Continental, empenhada agora em remeter para o exterior as nossas músicas, pode considerar-se de parabéns pelo lançamento desse disco. Melodias como essas, bem cuidadas, na parte artística e do lado técnico da gravação, é que devem ser levadas para o exterior. Na Paz do Senhor e Terminemos Agora, afinal, além de possuírem bonitos temas musicais, possuem letras muito bem feitas que, ao contrário de boa parte de nossas músicas populares, que só dizem bobagens, contam uma história. Produções assim é que se pode considerar, no campo popular, de música brasileira.

Embora um pequeno chiado seja observado, conseqüente da massa empregada na confecção do disco, pode ele ser considerado muito bom e recomendável a todos quantos apreciam músicas langorosas e românticas.

NOTÍCIAS

Perry Como
Tem alcançado grande sucesso o disco em que Perry Como, o agradável cantor norte-americano, gravando para a Victor, canta With a Song in My Heart e Blue Room, as duas bonitas melodias. – A famosa orquestra inglesa de Mantovani apresentará, no suplemento de maio da Odeon, Balada, de Brahms, e Reverie, de Schuman. – Por seu turno, a Columbia nos apresentará no mês vindouro a Sinfônica de Viena, regida por Fritz Reiner, interpretando várias Danças Húngaras, de Brahms. – Luiz e Zé Gonzaga são dois irmãos acordeonistas e compositores populares. O estilo das suas composições são gêmeos. Um gravando para a Victor e o outro para a Odeon estão estabelecendo confusão. Um deles, após acordo que entabularam, vai trocar o nome. – A MGM lançou, há pouco, um álbum de discos gravados por Carmen Miranda contendo as músicas do seu próximo filme: Nancy Goes to Rio. O novo Bando da Lua faz parte das gravações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário