ÁRIAS
A ária da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, mais conhecida por Una Voce
Poco Fá, mas que, na partitura se intitula Cavatina de Rosina, tem
sido levada à cera por inúmeras cantoras. Entretanto, a gravação mais divulgada
desse trecho lírico é a executada por Lily Pons, feita há alguns anos, antes
mesmo do desastre do Teatro Municipal do Rio, quando sua voz falhou
espetacularmente, o que lhe valeu demorada assuada. A exigente platéia carioca
ignorava o estado de saúde do famoso soprano, que se achava terrivelmente
resfriado.
Já faz dias, recebemos uma ótima gravação da
“His Master’s Voice”, na qual a bela página de Rossini é interpretada, de forma
bastante apreciável, pelo soprano Margherita Carosio, uma das mais belas vozes
que o disco tem revelado nestes últimos anos. Genovesa de nascimento e ainda
muito jovem, Margherita Carosio tem conseguido sucessos invulgares nos mais
categorizados teatros da Europa. Dona de uma voz privilegiada de grande
extensão e maravilhoso aveludado, além de possante e firme, a festejada cantora
italiana empolga a quantos a ouvem. Os seus discos são bem uma imagem do
brilhantismo de sua técnica e de sua arte, que a levaram a um posto de inegável
destaque entre os mais afamados sopranos dramáticos.
![]() |
Lily Pons |
No que diz respeito à célebre Cavatina de
Rosina, entretanto, objeto das nossas apreciações, só nos cabe dizer que se
trata de uma gravação deveras extraordinária, quer pela interpretação como pelo
registro sonoro da voz e da orquestra, que é ainda a da Ópera Real Convent
Garden, dirigida pelo maestro Franco Patanè. Os amantes da música lírica não
devem deixar de incluir essa gravação em sua discoteca.
NOVIDADES CAPITOL
A Capitol vem de lançar mais um punhado de
novidades. Dentre os discos que nos chegaram às mãos, destacamos os seguintes:
- Let’s Go to
the Church e Why Do You Say Those Things, por Margaret Whiting &
Jimmy Wakely;
- In the Moon
e Way Down Yonder in New Orleans, pela Orquestra de Ray Anthony;
- River of Smoke e This is No Heaven to Me, por Gordon MacRae;
- Cry, Cry,
Cry e Sam’s Song, por Peggy Lee;
- Why Do They
Always Say No e Dream After Dream, pelos Pete Rugolo’s Ragtimers;
- Lazy Daddy
e Why D’Ya Mean You Lost Your Dog, com Red Nichols’ Five Pennies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário