PROMESSA CUMPRIDA
Quando das comemorações em regozijo pela
passagem da “Semana Carlos Gomes”, organizada para assinalar o centenário de
nascimento do querido mestre campineiro, a comissão incumbida dos festejos se
queixou, aliás com razão, da falta de gravações contendo páginas
representativas do autor de O Escravo. Cartas, então, foram endereçadas
pela aludida comissão às empresas gravadoras e, em resposta, várias delas
prometeram providenciar gravações de partituras de Carlos Gomes, demonstrando
assim alto espírito de colaboração para com os festejos. Ao que parece,
entretanto, o apelo de Campinas foi feito um tanto tardiamente, pois por maior
que fosse a boa vontade demonstrada pelas firmas não foi possível entregar os
discos prometidos a tempo de alcançar a “Semana Carlos Gomes”. Apenas a Victor,
que possuía em estoque a Sinfonia de O Guarani, pela Boston Pops,
sob a direção de Arthur Fiedler, colocou na praça a bela e valiosa gravação.
Ao recebermos, agora, para ouvir, as provas da
mesma partitura, isto é da Sinfonia de O Guarani, em arranjo
especial para piano e orquestra, feito pelo maestro Francisco Mignone, em
gravação Odeon, tendo ao piano Heriberto Muraro, secundado por grande
orquestra, ficamos convencidos de que valeu a pena esperar. A gravadora da rua
da Liberdade cumpriu a sua promessa e fê-lo regiamente, porquanto o disco em
questão é, na realidade, uma preciosidade.
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Carlos Gomes |
É uma pena que os estúdios de gravações
da Odeon, no Rio, não sejam maiores para que o som do grande conjunto fosse
mais perfeito. Mesmo assim, entretanto, o disco, do primeiro ao último sulco é
de uma perfeição digna dos melhores elogios. A começar pelo arranjo, que é
fidelíssimo, sem deturpar a melodia, como é de hábito em certos arranjadores,
passando pelos músicos de per si, pelo solista, cuja magnífica técnica todos
conhecemos e admiramos, até o técnico, controlador do som, tudo saiu às mil
maravilhas. A regência de Francisco Mignone, seguríssima, impondo ao conjunto
todo poder de sua vigorosa batuta.
Os sons obtidos por Muraro, ao dedilhar
espetacularmente o instrumento, especialmente na segunda face do disco,
maravilha e emociona qualquer ouvinte, ainda que não seja brasileiro. Temos quase
que a certeza de que a transcrição pianística de Francisco Mignone, dentro em
pouco, irá figurar, obrigatoriamente nos programas de concertos para piano e
orquestra em todos os teatros do mundo.
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Heriberto Muraro |
Segundo informações que obtivemos, a elaboração
desse disco, excluindo a parte industrial, mas simplesmente a parte artística,
ficou caríssima para a firma gravadora. Entretanto, vale o sacrifício,
porquanto se trata de uma significativa contribuição em prol da arte nacional e
vai popularizar, além das nossas fronteiras, uma das mais significativas
páginas da música brasileira.
A promessa da tradicional etiqueta feita aos
campineiros demorou um pouco, mas, repetimos, foi cumprida regiamente.
Na foto: O Muraro que vemos acima, com uma
batuta na mão, é o Muraro regente de orquestra. Entretanto, sem desmerecer o
seu valor como diretor de orquestra, Muraro é, antes de mais nada, o grande
pianista que todos admiramos. A sua gravação de A Sinfonia de O
Guarani, de Carlos Gomes, em arranjo para piano e orquestra de Francisco
Mignone, vem reafirmar tudo o que se tem dito sobre o seu virtuosismo.
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