segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 11 de Abril de 1950

DOIS SAMBAS

Francisco Alves vai estar presente nos lançamentos Odeon no próximo mês. O suplemento avançado daquela gravadora nos promete, na interpretação do “Rei da Voz”, dois sambas: Forasteiro, de autoria do irrequieto e talentoso Ary Barroso, e Maria Rosa, de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves. Tivemos ocasião de ouvir as provas das gravações desses dois sambas.

Ary Barroso insiste em compor músicas de bonitos temas melódicos, como esse Forasteiro, mas com letra descritiva, cantando rios, florestas, pássaros, cabrochas, etc., o que já está depondo contra o real valor das suas músicas. Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves, uma nova dupla de compositores nos dão Maria Rosa, um bonito samba-canção, cuja melodia é emoldurada com uma inteligente e romântica letra. Ambas as composições são cantadas com muita propriedade por Chico Alves. Dir-se-á que foram compostas sob medida para sua privilegiada voz. Observamos que, novamente, o técnico da Odeon não distribuiu bem os microfones por ocasião da gravação. Pensamos que seja isso, pois não acreditamos que um maestro como Oswaldo Borba tenha permitido que o conjunto abafasse o cantor, em certos trechos, tal a altura dos solos orquestrais. Temos que, ou os microfones foram mal distribuídos, ou houve cochilo no controle do volume. Felizmente, o veterano Francisco Alves soube fazer uso da sua potente e melodiosa voz de modo que a falha que poderia arruinar o disco, não implica em demérito às gravações. Registramos, entretanto, o fato para que a direção técnica da Odeon o anote, se é que já não o observou, e procure reparar o mal em gravações futuras. Os fãs de Chico Alves, que são tantos, não devem perder esse disco. Afora esse pequeno senão apontado, ele pode ser considerado como muito bom.


Foto: O “Rei da Voz”, apesar da deficiência do operador, consegue superar o senão e, auxiliado pela orquestra do Oswaldo Borba, proporcionar aos seus fãs dois bonitos sambas-canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário