quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Diário da Noite, 18 de Maio de 1950

SAMBA-BOLERO

O bolero, sem dúvida alguma, é o ritmo do momento. Conquistou entre nós, como em todo o mundo, incalculável legião de fãs. É natural. O seu ritmo, sobre ser romântico, é deliciosamente dançante. E, como acontece com a maioria deles, se se alia à música uma letra bem feita, amorosamente quente, mesclada com uma orquestração cuidadosa, o seu sucesso é ainda maior. Sabedores disso, os autores astecas, românticos por natureza, nãose cansam de produzir, procurando satisfazer o insaciável gosto do público de todo o mundo.

A tal ponto chegou a popularidade do bolero entre nós que alguns compositores populares brasileiros, entenderam de afiar o seu ritmo com o do samba, surgindo assim, um terceiro, por sinal bastante interessante. Que Importa a Vida, que faz parte do disco objeto das nossas considerações de hoje, por exemplo, é um “samba-bolero”, sem dúvida curioso. Gravou-o o Nilo Sérgio, para a Continental. Tivemos a impressão de que Que Importa a Vida foi feito sob medida para a voz de Nilo Sérgio. O cantor vocaliza com muita propriedade a composição de Raimundo Baima, parecendo estar perfeitamente à vontade. Acompanha-o a Orquestra Tabajara, um dos mais homogêneos conjuntos populares nacionais. Fê-lo discretamente, embora com eficiência. Deixou que o vocalista se expressasse à vontade, não importunando a sua interpretação, cobrindo-lhe a voz com os instrumentos de percussão.

Severino Araújo
Todavia, Sorrisos, um arranjo de Severino Araújo do clássico Smiles, de Lee Roberts, gravado na face oposta, é de valor artístico inferior. Nilo Sérgio está bem. Mas o ritmo pesadão, tendo como contra-peso aquele coro vocal de mau gosto da orquestra, baixaram mais ainda o valor da face.

Os fãs de Nilo Sérgio, porém, gostarão do disco. O jovem cantor está se aprimorando, notando-se maior segurança nas suas interpretações, não titubeando nas notas altas. O seu timbre vocal está mais amadurecido e educado, tornando-o personalíssimo, o que vem revelar que Nilo leva a sério a sua carreira.

Nilo Sérgio
Esse disco, assim, apesar da fraqueza do nível da face B, vale pelo bom padrão de Que Importa a Vida e pela boa interpretação que lhe empresta o vocalista, acompanhado, como dissemos, com bastante discreção pelo conjunto Tabajara.

Na foto: Uma das mais perfeitas gravações de Bing Crosby, até hoje foi, sem dúvida, a da melodia My Melancholy Baby, cujo disco atingiu venda “record”. A Victor, agora, em seu último suplemento, nos apresenta a mesma My Melancholy Baby, na voz do apreciado Perry Como, em bela interpretação. Numa das próximas notas analisaremos esse disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário