quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Diário da Noite, 13 de Junho de 1950

NOTAS E NOVIDADES

Mais um parêntesis para um punhadinho de notícias e novidades intimamente ligadas ao mundo dos discos. Ei-las:

A Elite, a nova gravadora nacional, vai lançar ainda esta quinzena o seu primeiro suplemento de gravações essencialmente nacionais. Nomes como os de Neyde Fraga, Roberto Amaral, Maria da Luz, Dupla Ouro e Prata e outros figuram com destaque na constelação Elite. – A Continental vem de fechar contrato com a Mercury, dos Estados Unidos, para lançar no Brasil as suas gravações. Frankie Lane – que se casou recentemente e se encontra em viagem de núpcias ao Brasil – um dos grandes cartazes da famosa etiqueta, apresentará os discos Mercury prensados pela Continental. Frankie Lane, ao que soubemos, virá até São Paulo. – Frank Sinatra, um dos maiores, senão o maior cartaz popular da Columbia, pretende mesmo realizar uma turnê em São Paulo e na Capital da República. – Provavelmente ainda este mês a Odeon colocará à venda a primeira gravação de Risadinha para a sua prestigiosa etiqueta: Nêga Já Sabe e Baburiba no Samba, ambas as composições de Oswaldo França e Atanázio Lima. – Por falar em Risadinha, vai ele gravar, ainda para a Odeon o samba Olha o Jeito da Nêga. – Várias gravações estão sendo prometidas com Elvira Pagã e o Quarteto de Bronze: Vamos Pescar, baião de Valentim e da própria Elvira, e Sururú de Capote, samba-maxixe de Ramiro Guará, fazem parte do primeiro disco que será dado a público. – O filme Ciúme, Sinal de Amor, com Fred Astaire e Ginger Rogers, não apresentou, como se esperava, bonitas melodias. Salvaram-se os solos de piano de Oscar Levant. A etiqueta MGM vem de lançar as músicas do aludido filme, inclusive o Concerto nº1, de Tchaikowsky, com Oscar Levant e a Dança do Sabre, também com ele e pela orquestra MGM.

Mesbla - Clique para ver em alta resolução
– Por falar em Dança do Sabre, essa página de Khachaturian poderá ser encontrada em gravações da orquestra de Woody Herman, para a Columbia, com o conjunto de Tex Beneke, para a SDR; com as Andrew Sisters, para a Decca; fora, evidentemente, as edições clássicas, em separata da suíte original. – A Continental, a simpática etiqueta dos três sininhos, está preparando dois álbuns especiais comemorativos do Campeonato Mundial de Foot-ball. Os discos constantes desses álbuns conterão hinos e marchas de todos os clubes da primeira divisão, do Rio e de São Paulo. Acompanha os vocalistas a Orquestra Tabajara sob a regência de Severino Araújo, aliás de forma notável, conforme pudemos constatar pelas provas que ouvimos. Jorge Goulart, Déo e o Trio Melodia, são os vocalistas das páginas musicais desportivas.

Déo
Os Crimes de Dioguinho e A Morte de Dioguinho são as últimas modas de viola que Serrinha e Caboclinho gravaram para a Continental. – Dalva de Oliveira, uma das maiores figuras da etiqueta Odeon, estará novamente presente no próximo suplemento da gravadora da rua da Liberdade.

E é só, por hoje.

Na foto: Risadinha, um dos valores do broadcasting bandeirante, custou a chamar a atenção das nossas gravadoras, apesar do prestígio que desfruta como vocalista e compositor popular. Finalmente, a Odeon “descobriu-o” e as suas primeiras gravações, após aquele Faran-Fan-Fan, vão ser lançadas dentro de poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário