domingo, 8 de dezembro de 2013

Diário da Noite, 1º de agosto de 1950

PÁGINAS BEM ORQUESTRADAS

Pedro Vargas, o introdutor do bolero no Brasil, apesar de toda a sua idade, continua cantando bem, embora já se note alguma insegurança em suas interpretações, especialmente nas canções cujas notas altas predominam, obrigando o vocalista a esforço fora do comum. Os fãs do prestigioso cantor, entretanto, lhe continuam sendo fiéis, acompanhando de perto a sua careira e não perdendo uma gravação sua sequer.

Não faz muito, a Victor brindou os admiradores de Pedro Vargas com um disco no qual, em uma das faces, se acha gravado o bolero Pecado, onde fomos encontrar uma das mais belas orquestrações ultimamente aparecidas em disco, no campo popular. Agora, a mesma gravadora nos oferece, ainda por Pedro Vargas, mais um disco no qual vamos encontrar dois interessantes boleros: Quiero Quererte, assinado pelo compositor Luiz Guevara, e Obsesión, de autoria de Hector de la Torre. Em ambas as gravações, Pedro Vargas é magnificamente secundado pela orquestra de Mario Armengol. Não sabemos se as orquestrações feitas para os dois boleros são de autoria do regente da orquestra, mesmo porque a etiqueta não faz qualquer referência ao autor do arranjo. Entretanto, seguindo o exemplo de Pecado e Pequeña, no disco anterior, Quiero Quererte e Obsesión recebeu um inspirado tratamento orquestral. O orquestrador deveria estar nos seus grandes duas ao elaborar os arranjos das duas belas páginas populares. Assim não apenas a vocalização de Pedro Vargas, aliás, surpreendente, deve ser analisada, mas, sobretudo, a parte orquestral belíssima. Muito curiosos os efeitos obtidos pelos pizzicatos dos violinos e as oportunas intervenções da flauta, especialmente na face de Obsesión.

Pedro Vargas
Os fãs de Pedro Vargas e os apreciadores do bolero não devem perder esse disco.

Na foto: Luiz Gonzaga, com os seus baiões, simples, sinceros, impregnados da mais pura poesia popular, transformou-se, do dia para a noite, num autêntico e respeitável campeão do disco. Suas gravações, que são feitas sob a responsabilidade do selo Victor, atingem vendas verdadeiramente espetaculares. Segundo estatísticas recentemente elaboradas por uma casa revendedora, aliás, a mais popular da cidade, de dez compradores que nela penetram, oito vão à procura de discos de Luiz Gonzaga! Cintura Fina, sua última produção para a etiqueta do cachorrinho, ao que parece, vai bater novo “record”, dada a procura que está tendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário