segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Diário da Noite, 21 de agosto de 1950

NOTAS

Colhidas especialmente para os leitores deste cantinho de coluna, aqui estão algumas notas relacionadas com o mundo dos discos:

Assoalha-se nos meios artísticos que duas novas empresas gravadoras vão surgir em São Paulo. Adianta-se mesmo que, uma delas, será de iniciativa dos irmãos Vitale, antigos editores musicais e conhecedores do metiér. Com alusão à outra, nada transpira, parecendo que os seus organizadores conservam sigilo que, afinal, é o segredo do sucesso. – Ao que tudo indica, entretanto, trata-se de apenas duas novas marcas e não de duas novas fábricas, a exemplo dos Estados Unidos, onde existe quase uma centena de marcas para um número reduzido de fábricas. – Conforme noticiamos, com a presença de numerosos convidados, a Odeon inaugurou, quinta-feira última, solenemente, as instalações de sua fábrica no município vizinho de São Bernardo do Campo. Em palestra com mentores da gravadora, encarecemos a necessidade da montagem de um estúdio em São Paulo, a fim de evitar viagens desnecessárias dos artistas de São Paulo ao Rio quando têm que gravar. Tivemos, então, a grata notícia: uma das próximas iniciativas da etiqueta vai ser precisamente a montagem de um estúdio moderno, de grandes proporções. Isso, adiantaram-nos, será breve, muito mais breve do que se poderá imaginar. O local será cientificamente escolhido, isto é, distante de ruídos e vibrações, sendo bem provável que a escolha recaia ali mesmo, em São Bernardo do Campo.

Vaughn Monroe
– A mais interessante interpretação da melodia de Lange, Heath e Glickman, do filme Audácia dos Fortes, intitulada Mule Train, vem de ser colocada, em gravação Victor, nas revendedoras. O intérprete outro não é senão o apreciado Vaughn Monroe, secundado pela sua própria orquestra. – A Continental, como se sabe, já iniciou a distribuição, através da responsabilidade do seu selo, as gravações da Mercury americana. Entretanto, ao que soubemos, não só a Mercury terá as suas melhores gravações editadas no Brasil, senão também várias outras etiquetas dos Estados Unidos, como a Celebrity, Discovery e Aladin. O melhor dos catálogos dessas etiquetas vai ser editado no Brasil pela “Simar”. – Causou a mais lisonjeira das impressões a homenagem da Odeon à memória de Carlos Gomes, fazendo distribuir a todos os que compareceram à inauguração de sua fábrica uma gravação da Sinfonia de O Guarani, num arranjo para piano e orquestra de Francisco Mignone, tendo como solista Heriberto Muraro.

Palmeira & Luizinho
– Anunciam despachos de Nova York que Benny Goodman acaba de rescindir contrato com a Capitol, voltando para a Columbia. Adianta-se que o famoso clarinetista e band leader não estava satisfeito com o selo da Sunset & Vine, porque ultimamente, a empresa, a exemplo do que vem fazendo com Woody Herman, há mais de seis meses que não incluía uma gravação sua nos suplementos. – A Victor que, não faz muito, lançou uma gravação da orquestra de Tommy Dorsey, interpretando um arranjo moderno do segundo movimento da 6ª Sinfonia de Tchaikowsky, a Patética, lançou esta semana uma gravação da notável orquestra de Freddy Martin com um arranjo sobre o mesmo tema. Ambas as gravações, pelos magníficos arranjos, merecem ser ouvidas. – A Star, da qual tão pouco ouvimos falar, vai inaugurar, ainda este mês, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a sua nova fábrica. – Está sendo muito procurada, pelos amantes do gênero, a gravação dos violeiros Palmeira & Luizinho, feita para a Continental, intitulada Paraná do Norte.

E por enquanto é só.

Na foto: Há muito que Wilson Roberto aguardava uma oportunidade para gravar. A Odeon deu-lhe a chance, lançando-o com duas boas composições que fazem parte do disco que está sendo colocado nas revendedoras e que está incluído no suplemento do corrente mês. São elas: Brasil Romântico, samba de Lauro Muller e Hubaldo Silva, e a versão brasileira do mambo de Bob Capo Amor e Mais Amor, feita por Haroldo Barbosa. É de augurar-se para o jovem cantor um grande sucesso com esta sua gravação de estréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário