domingo, 29 de dezembro de 2013

Diário da Noite, 17 de agosto de 1950

BOAS NOVAS

Temos em mão o suplemento Columbia para o mês próximo. Ainda não tivemos ocasião de ouvir as provas dessas gravações, embora, algumas delas, já serem do nosso conhecimento, através da edição original americana.

Digno de nota no aludido suplemento é o Triple Concerto, de Beethoven, interpretado por Ricardo Odnoposoff, violino, Stefan Auber, violoncelo e Angélica Morales, piano, secundados pela Orquestra Filarmônica de Viena, sob a direção de Felix Weingartner. Os amantes das obras beethovianas, certamente irão se deliciar ao ouvir este notável tríplice concerto do imortal compositor alemão.

Ainda na referida lista, na parte de páginas clássicas, vamos encontrar, interpretados pelo pianista Sigi Weissenberg, o Noturno Para Mão Esquerda, opus 2, de Scriabin, e a Sonata nº3, de Prokofiev, duas das mais representativas obras dos grandes mestres.

Sir Malcolm Sargent, que há pouco tempo conquistou a admiração do público do Distrito Federal, regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira, também gravou para a famosa etiqueta, regendo a Filarmônica de Liverpool, o famoso Capricho Espanhol, de Rimsky-Korsakov.

Turnê européia de
Ricardo Odnoposoff, em 1948
Por seu turno, Artur Rodziński, regendo a Filarmônica-Sinfônica de Nova York, gravou a suíte Quebra-Nozes, de Tchaikowsky; e André Kostelanetz, dirigindo a sua Orquestra de Concertos, fez o mesmo com o Assassinato na Décima Avenida, de Richard Rodgers, muito divulgada através da gravação de Paul Whiteman, para a Victor, aliás, a primeira gravação dessa interessante página descritiva.

Isso com alusão à parte clássica do aludido suplemento. Na parte popular, vamos ter páginas nas interpretações de artistas como Doris Day, Harry James, Herb Jeffries, o saudoso Buddy Clark, Dinah Shore, Quarteto de Café de Viena, Les Brown, Frankie Carle, Maria Alma, Trio Los Panchos, Lucienne Delyle, Tino Rossi e Franco Ricci.

Palácio da Música
Cumpre destacar aqui a gravação de Herb Jeffries, secundado pela Orquestra de Hugo Winterhalter, na qual ele vai despertar saudades em muita gente, ao cantar a Canção do Amor Pagão, de Nacio Herb Brown e Ralph Freed, há tantos anos cantada pelo então galã, Ramon Navarro, em seu filme Pagão.

Felix Weingartner
Também o saudoso Buddy Clark, morto, como todos sabem, em circunstâncias trágicas, num desastre aviatório, merece atenção, porquanto estas são umas das suas últimas gravações: Fácil é Amar, a conhecida página de Cole Porter e Façamo-lo, também de Cole Porter são as canções que Buddy Clark nos proporcionará, cantando com Dinah Shore, secundados pelo conjunto de Harry Zimmerman.

Como se vê, a prestigiosa etiqueta esmerou-se em seu suplemento para setembro, especialmente no que diz respeito à música erudita.

Na foto: Felix Weingartner foi o responsável pela regência da Orquestra Filarmônica de Viena, na gravação do Tríplice Concerto, de Beethoven, de que são solistas Ricardo Odnoposoff, violino; Stefan Auber, violoncelo; e Angélica Morales, piano. O álbum, com cinco discos, contendo essa monumental obra de Beethoven, faz parte do suplemento Columbia para setembro próximo.

Organização Recorde

Nenhum comentário:

Postar um comentário