domingo, 29 de dezembro de 2013

Diário da Noite, 16 de agosto de 1950

GRAVADORA EM FESTA
                          
No próximo dia 16, com a presença de altas autoridades estaduais e municipais, de São Paulo e de São Bernardo do Campo, bem assim de convidados especiais e de artistas do Rio e de São Paulo, terá lugar a inauguração oficial da fábrica de discos Odeon, instalada no vizinho município de São Bernardo do Campo.

Já tivemos ocasião de nos referir à aludida fábrica, bem como as demais, do gênero, instaladas em território paulista. São Paulo possui três grandes fábricas de discos: a Continental, a mais antiga; a Victor, à qual está anexa à seção de montagens de rádios etc.; e, agora, a Odeon, cuja inauguração oficial dar-se-á dentro de poucos dias. Mesmo assim, São Paulo está perdendo para o Rio de Janeiro, onde se acham instaladas nada menos de cinco firmas gravadoras: a Continental, a Victor, a Odeon, a Som, que prensa os discos Star e fabricou até pouco tempo os discos da Capitol; e a Sinter S.A., recém-inaugurada e que industrializará os discos Capitol nacionais. Não conhecemos as instalações das fábricas cariocas. Todavia, pelas notícias que nos chegam, parece que as mais perfeitas, quer pela localização, quer pelo sistema arquitetônico cientifico empregado, são mesmo as da Sinter S.A.

Hebe Camargo
Para abrilhantar a festa inaugural da sua fábrica paulista, a diretoria da Odeon, segundo fomos informados, mandou convidar especialmente os seus maiores cartazes cariocas, como Francisco Alves, o mais antigo artista vivo do prestigioso selo; Dircinha Batista, Dalva de Oliveira, David Nasser, o famoso repórter Associado, que é também compositor, além de outros. Os artistas paulistas, que gravam para a empresa, como Hebe Camargo, Wilson Roberto, Norma Ardanuy, Risadinha e outros, farão parte da comissão de recepção aos seus colegas da capital da República. As diretorias de todos as demais gravadoras também foram convidadas, bem assim as rádios emissoras paulistas, os jornais, os cronistas especializados, as diretorias das casas revendedoras, editores musicais, maestros, músicos, etc. Tudo, assim, promete ser uma excelente festa de confraternização artística e, por que não dizê-lo, comercial, porquanto estarão reunidos os representantes da Odeon, da Continental, da Victor, da Elite, da Star, da Capitol...

Homenagens, na ocasião, serão prestadas a diretores e a artistas da etiqueta do pequeno templo. Francisco Alves, ao que soubemos, será alvo de expressiva manifestação de apreço e admiração, da qual serão portadores os seus colegas de São Paulo. A inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo, portanto, além de constituir um grande acontecimento para a indústria do disco em São Paulo, dará ensejo a uma magnífica festa de confraternização artística entre os dois maiores centros do país – São Paulo e Rio de Janeiro.

Especialmente convidados, é evidente que tudo faremos para não perder essa festa.

Jornal de Notícias, 7/1/50 - Clique para ver em alta resolução

Na foto: Francisco Alves é um dos mais antigos artistas da etiqueta Odeon. Por ocasião da festa inaugural da fábrica da referida etiqueta, em São Bernardo do Campo, o “velho” Chico será alvo de significativas homenagens por parte dos seus colegas paulistas, “astros” do mesmo selo.

Um comentário: