CLÁSSICO ESPANHOL
A
Columbia americana lançou, não faz muito tempo, um álbum contendo dois discos
de doze polegadas nos quais estão gravadas, pela Orquestra Filarmônica de
Londres, sob a regência de Alceo Galliera três danças do Chapéu de Três
Bicos, do compositor ibérico Manuel De Falla.
A
história da música de O Chapéu de Três Bicos é curiosa. Quando da visita
do Ballet Russe à Espanha, em 1917, seu diretor, o famoso Serguei Diaghileff,
encomendou a Manuel De Falla um ballet inspirado na novela de Alarcón, El
Sombrero de Tres Picos. Este mesmo assunto, que já havia sido usado por
Hugo Wolf em sua ópera Der Corregidor, trata da história, provavelmente,
verídica, de um moleiro e sua esposa, perseguida pelo governador, cujo
distintivo oficial era o tricórnio.
Uma
noite, quando De Falla, Diaghileff e Massine, técnico em coreografia do Ballet,
visitavam recantos afastados da Andaluzia, em busca de atmosfera para o ballet,
encontraram um cego que cantava uma melodia ao som de uma guitarra quebrada.
Era uma melodia belíssima e os seus acordes chamaram de pronto a atenção de De
Falla, cuja sensibilidade foi ferida pela canção. Era o tema procurado! Aquela
canção, é, assim, aproveitada por De Falla e o ballet é, finalmente, levado à
cena no Teatro Alhambra, de Londres, a 22 de julho de 1919.
Alceo Galliera |
A
suíte do concerto, extraída da partitura do ballet, consta de três danças. A
primeira, intitulada Os Vizinhos, evoca a festa junto à casa do moleiro
na véspera do dia de São João. A segunda, Dança do Moleiro, descreve com
um pouco de melancolia, a natureza rude do moleiro. É uma farruca, tipicamente
andaluza. A terceira e última, Dança Final, é uma “jota” brilhante,
movimentada, para caracterizar a derrota do ousado conquistador.
Alceo
Galliera, jovem regente italiano, à frente do famoso conjunto londrino, nos dá
uma feliz interpretação desta movimentada partitura, sobretudo na parte final,
caracterizada por intenso movimento e vibração.
No
que diz respeito à gravação, propriamente dita, só se poderá dizer que está
perfeita, porquanto está isenta de chiado ou imperfeições, como bolhas ou
estalidos, provenientes da massa de má qualidade, dotada, assim de um som muito
fiel.
Um
álbum, portanto, que se pode recomendar aos apreciadores da música clássica.
Diário da Noite, 19/6/50 |
Na
foto: Alexander Brailowsky é considerado um dos mais perfeitos intérpretes das
páginas de Chopin. Mensalmente, o suplemento Victor programa regravações do
grande mestre do teclado, não apenas na interpretação das partituras do imortal
compositor polonês, senão também das obras de Ravel, Liszt, Weber, Albéniz,
Beethoven, etc. Entretanto, é em suas interpretações de Chopin que se pode,
através do disco, ter uma idéia da sua exuberante técnica e grande
sensibilidade.
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