quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Diário da Noite, 9 de setembro de 1950

OBRAS CLÁSSICAS

Eis algumas novidades em gravações de páginas clássicas:

A Deutsche Grammophon, da Alemanha, como o próprio nome está indicando, exportou para o Brasil várias gravações de música seleta, sendo de destacar-se, dentre outras, a da conhecida página de Sibelius, Valsa Triste, do drama Kuolema, na execução da Orquestra Niedersachsen, de Hannover, sob a direção de H. Thierfelder. Na outra face desse disco vamos encontrar, na execução da orquestra do Concertgebouw, de Amsterdã, sob a regência de Eduard van Beinum, a valsa da Suite de Ballet, de Max Reger, Valse D’Amour. Enquanto a conhecida página de Sibelius prima, como se sabe, pelas suas sugestões mórbidas, soturnas e melancólicas, a partitura de Max Reger, ao contrário, é uma composição suavizante e de bonita melodia.

Em discos da mesma gravadora germânica fomos encontrar a grande obra de Ottorino Respighi, Festas Romanas que, aliás, é o último trabalho do seu Ciclo Romano. A obra é grande, constando a gravação de quatro discos de doze polegadas. Os quatro movimentos da Feste Romane estão assim divididos: I) – Circenses; II) – Giubileo; III) – L’Ottobrata; IV) – La Befana. A execução é da Orquestra Filarmônica de Berlim, dirigida pela batuta de Victor de Sabata, diretor musical do Scala de Milão. Por falta de espaço, deixaremos de comentar essa gravação, prometendo fazê-lo, entretanto, na primeira oportunidade.

Casa Roberto Gordon
Casa Brenno Rossi
A mesma Deutsche Grammophon nos remeteu um disco onde se acha gravada, em uma das faces, a dança Tarandula, que é, precisamente, o último número da suíte nº2, de Bizet, A Arlesiana. No outro lado vamos encontrar, de Berlioz, a Marcha Húngara, da ópera Condenação de Fausto. A execução orquestral, em ambas as faces, coube à Orquestra do Concertgebouw, de Amsterdã, sob a direção de Eduard van Beinum.

Cumpre observar a alta qualidade das gravações em apreço, absolutamente alheias de chiado, facultando, assim, uma reprodução precisa, que nos permite sentir toda a exuberância sonora dos famosos conjuntos.

Por seu turno, a Columbia americana, através dos seus discos de longa gravação, está reimprimindo as mais famosas gravações clássicas do seu repertório, entre as quais as das páginas de Bach, para comemorar o bicentenário do grande mestre, decorrido há poucas semanas. Aliás, no que diz respeito às gravações microgroove, é estranhável que as revendedoras de São Paulo, salvo as honrosas exceções, ainda não tenham resolvido importá-las. Dissemos “salvo as honrosas exceções” porque, na verdade, já encontramos em duas casas tais gravações. Mas foram importadas “para amigos...”. Entretanto, nas revendedoras do Rio e de outras capitais sul-americanas já se pode comprar os cobiçados microgroover’s records. Vamos aguardar, portanto, a resolução ou das revendedoras ou dos representantes, nesta capital, da Columbia, da Victor, da Decca, quer nos Estados Unidos ou da Inglaterra, de colocar em São Paulo os discos de longa gravação e os respectivos tocadores especiais, porquanto o número de vitrolas com capacidade de várias velocidades é muito reduzido e poucas as pessoas que já possuem o pequeno adaptador.

Império Argentina
Mas que essa espera não seja longa, porquanto é enorme o interesse dos discófilos paulistas, amantes do clássico, e no novo e prático sistema de gravações.

Na foto: Império Argentina, que realizou, recentemente, uma vitoriosa temporada ao microfone das Emissoras Associadas, teve a satisfação de ver boa parte de seus discos reeditados pela Odeon, muitos dos quais – os melhores – eram dificilmente encontrados nas revendedoras, por esgotados. Do suplemento especial que a aludida gravadora editou para as gravações do cartaz hispano-argentino, há uma novidade: Que Me Cumplias Tu, uma canção típica de Espanha.

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