AINDA VILLA-LOBOS
Não
faz muito, focalizamos neste canto de coluna, várias gravações de obras de
Heitor Villa-Lobos, levadas a efeito nos Estados Unidos, pela Columbia, e na
Suíça. Isso vem revelar que o fecundo e inspirado maestro brasileiro vem de ser
“descoberto”, tanto pelo público europeu como pelo norte-americano. Tanto é
assim, que enorme é o interesse das gravadoras, especialmente da Columbia e da
Capitol, pelas obras do querido mestre. Ainda agora, por exemplo, a Columbia
(americana) gravou, em execução da famosa Philarmoni-Simphony Orchestra of New
York, sob a direção de Efrem Kurtz, a partitura do bailado Uirapuru, de
Villa-Lobos, numa interpretação – segundo os mais categorizados críticos de
discos – das mais soberbas e fiéis, observando-se a segurança da regência de
Efrem Kurtz.
Recorda-se
que, na Suíça, a pianista canadense Ellen Ballon gravou o primeiro Concerto
de Villa-Lobos, para piano e orquestra, composição essa, aliás, dedicada à
pianista quando ela esteve no Brasil realizando uma série de concertos. As
notícias referentes a essa gravação dizem tratar-se de uma obra impecável.
Todavia, não mencionam a etiqueta da fábrica que levou a efeito a empresa.
Seria a Elite? Se foi, aqui vai o nosso lembrete aos diretores da Elite
nacional. Valeria a pena realizar a edição nacional da gravação em apreço,
porquanto se trata de um dos mais belos concertos para piano e orquestra e a
gravação suíça está isenta de defeitos.
![]() |
Efrem Kurtz |
Temos
a esperança de que tais gravações, não demore muito, cheguem até nós para
podermos admirá-las de perto, especialmente a do Concerto nº1 que, por
certo, a Elite nacional por ele se interessará, posto que a gravação foi
executada na Suíça, onde está instalada a matriz da aludida gravadora. Por
enquanto, resta-nos a satisfação de saber que a arte de Villa-Lobos já começou
a chamar a atenção das mais cultas platéias do mundo, através do disco.
![]() |
Heitor Villa-Lobos em 1955 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário