sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Diário da Noite, 12 de setembro de 1950

ALGUMAS NOVIDADES

Acabamos de receber a lista avançada dos lançamentos da Columbia, programados para outubro próximo. O suplemento em apreço nos parece mais reduzido que os anteriores, constando dele apenas quinze gravações, sendo que quatro são de importação e de música clássica.

Encabeçando a aludida lista vamos encontrar, de Strauss, a Valsa do Imperador, em duas partes, pela Orquestra Filarmônica de Viena, tendo como regente Herbert Von Karajan. Segue-se a gravação da Rapsódia Húngara nº2, de Liszt, também em duas partes, com a orquestra de Filadélfia, sob a direção de Eugene Ormandy. Bruno Walter, regendo a Orquestra Filarmônica de Berlim, também faz parte da lista de gravações importadas, com a gravação de Rosas do Sul, de Strauss. Por outro lado, a referida gravadora nos envia uma regravação do Concerto em Lá Menor, para piano e orquestra, de Grieg, com Dinú Lipatti ao piano, secundada pela Orquestra Filarmônica de Londres, sob a batuta de Alceo Galliera. Esta gravação é composta de quatro discos, acoplados para pick-up automático. Faz parte de um bonito álbum.

Do repertório popular, chamaram-nos particularmente a atenção as gravações de Harry James, em Blues de Limehouse e The Man I Love; de Duke Ellington, em Caravana e Deixei uma Canção Sair do Coração; de Elliot Lawrence e sua orquestra, em Dança Ritual do Fogo e Entre o Diabo e o Mar Azul; e a de Frank Sinatra, secundado por Axel Stordahl e sua orquestra, em Apenas um Coração Solitário e Por Que Nasci?.

Casa Nelson & Nelson
Também Doris Day, que ultimamente tem perdido as primeiras colocações nos concursos realizados nos Estados Unidos, está presente na lista em questão, em Você Me Embriaga e Aquele Velho Sentimento, sendo secundada pelo conjunto orquestral de Georges Siravo.

Dignos de observação são os discos das orquestras de Peter Yorke e de André Kostelanetz. A primeira nos promete Lagoa Adormecida e Intermezzo; e a segunda, Meiga e Adorável e Canção de Setembro.

Casas Santiago e Sertaneja
Carlo Buti, que dentro em pouco estará entre nós, participando de uma temporada ao microfone das Emissoras Associadas, também tem um dos seus discos incluídos no suplemento em foco. Inclui esse disco as melodias Vida Cor de Rosa e Maria da Bahia. A primeira, como se pode notar pelo título em português, é uma versão da melodia de Louiguy, La Vie En Rose.

Por seu turno, Xavier Cugat, nos vai apresentar Palabras de Mujer, um arranjo do bolero de Agustín Lara, e Ombo, uma sacolejante rumba do próprio Cugat. Três Musicistas e Festa Estrangeira são as canções que o parisiense Georges Ulmer, acompanhado pela orquestra de Daniel White, vai apresentar.

Casa Beethoven
Herbert Von Karajan
E, para finalizar, a Columbia programou o acordeonista europeu Wolmer, numa gravação em que nos oferece uma seleção dos mais famosos motivos musicais de todo o mundo. A título de curiosidade, aqui vão as páginas cujos retalhos Wolmer selecionou: Serenata, de Schubert; Olhos Negros, Os Patinadores, de Waldfteufel; Dança Húngara nº5, de Brahms; Marcha Turca, de Mozart; e a Marcha Militar, de Schubert.

Em próximas notas, focalizaremos as listas avançadas das demais gravadoras.

Na foto: Herbert Von Karajan é um dos mais competentes regentes da Europa. Austríaco de nascimento, tem dirigido os mais categorizados conjuntos europeus e dos Estados Unidos. A Orquestra Filarmônica de Viena, da qual ele é o regente efetivo, está presente no suplemento Columbia de outubro, com a gravação da Valsa do Imperador, de Strauss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário