sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Diário da Noite, 15 de setembro de 1950

FAMOSA MELODIA

Já tivemos ocasião de fazer referência, por esta coluna, à melodia de Anton Karas O Terceiro Homem, do filme do mesmo nome. Trata-se de uma melodia simples, despretensiosa, quase que diríamos vulgar, mas que, em conseqüência da película de que faz parte, ganhou uma fama tal que constitui uma verdadeira coqueluche em todos os países da Europa e, agora, nos Estados Unidos. Gravações de O Terceiro Homem existem muitas e todas elas têm obtido espetaculares “records” em venda, superando a todos os existentes. Naturalmente isso se dará aqui no Brasil também. Por enquanto, embora a Odeon, a Columbia, e a Elite já estejam preparadas para o lançamento das gravações da famosa melodia, ninguém, isto é, o grande público, ainda não tomou conhecimento dela. Entretanto, bastará a chegada do filme, e, estamos seguros, se tornará, como tem acontecido noutras nações, uma epidemia.

Como dissemos, a Odeon, a Columbia, e a Elite são as que, por enquanto, possuem as matrizes de O Terceiro Homem. A primeira conseguiu a matriz original, isto é, a gravada pelo próprio autor da melodia, Anton Karas, em solo de cítara, que, na fita, embora não apareça, é o responsável pela sua execução. A gravação da Columbia nos apresenta O Terceiro Homem com o Quarteto Café Viena. A Elite, entretanto, possui a matriz de uma gravação otimamente orquestrada, sobressaindo-se, naturalmente, os solos de cítaras, para cujo instrumento foi O Terceiro Homem composta.

Anton Karas: Um homem e sua cítara
A Victor, por sua vez, segundo fomos informados, também lançará uma gravação da partitura de Anton Karas. Outras mais, é evidente, aparecerão. Entretanto, conhecemos, pelas provas, apenas as da Odeon, da Columbia e da Elite. A da gravadora da rua da Liberdade tem a particularidade, que a valoriza, de ser o próprio Anton Karas o solista. Entretanto, nos pareceu uma gravação um tanto vazia, quase inexpressiva e, até monótona. Mas dá o ensejo de se apreciar a técnica de Anton Karas como solista de cítara, o pequeno e bizarro instrumento pouco conhecido entre nós. A da Columbia, embora menos vazia, não satisfaz, dado os altos e baixos do quarteto em questão.

O poster original de The Third Man
Clique para ver em alta resolução
Já a gravação da Elite, magnificamente orquestrada, executada por um conjunto europeu, nos impressionou melhor. Isso porque, revezando-se os solos de cítara e as variações orquestrais, a monotonia natural da melodia é anulada, o que não acontece com as versões anteriores. O resultado é que o disco se transformou em algo audível do primeiro ao último sulco.

Aliás, a Odeon e a Columbia deverão colocar nas revendedoras, ainda esta semana, as gravações de Anton Karas e do Quarteto Café Viena. A da Elite parece que vai demorar um pouco mais. E a da Victor, que não conhecemos, mais ainda. O discófilo curioso, entretanto, deve conhecer todas as versões de O Terceiro Homem. Se preferir apenas a que apresenta o solista de cítara, não há dúvida de que a de Anton Karas, apesar de vazia, merece atenção especial, porquanto se trata do próprio autor da melodia. Se se satisfizer com um pequeno conjunto, ouça a gravação da Columbia. Agora, se é apreciador de boas orquestrações como nós, terá que aguardar um pouco mais e escolher entre as demais versões, uma das quais, a da Elite, conhecemos e podemos assegurar ser de muito bom padrão.

Rago (no centro) e seu regional. Foto do site MPB Net
Na foto: O regional de Rago, pertencente ao cast das Emissoras Associadas de São Paulo, gravou para a Continental mais um disco no qual vamos encontrar o bolero Em Tuas Mãos, de Antonio Rago, e o choro Grande Amigo, do mesmo autor.em ambas as faces o popular conjunto está magnífico, especialmente na do bolero, onde os solistas se revezam nos destaques. Assim, não apenas Rago, responsável pelo solo principal, aparece, mas também Orlando Silveira, que vemos no clichê; Alcides, o clarinetista; Esmeraldino, do cavaquinho e autor daquele delicioso samba Oh! José, gravado por Hebe Camargo. Em Tuas Mãos, estamos certos, se lhe for dada uma letra, será mais um dos grandes sucessos do conhecido compositor patrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário