sexta-feira, 30 de maio de 2014

Diário da Noite, 16 de setembro de 1950

BAIÕES

A Victor vem de colocar, nas casas revendedoras da cidade, dois discos em que são apresentados quatro números, três dos quais são baiões. As composições são, todas elas, de autoria dos criadores do baião, ou seja, dos responsáveis pela sua popularidade, já que o baião teve sua origem no folclore nordestino: Humberto Teixeira, José Dantas e Luiz Gonzaga.

Um dos discos em referência foi gravado por Luiz Gonzaga. Numa das suas faces vamos encontrar Xanduzinha, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, e A Volta da Asa Branca, de José Dantas de parceria com o “Lua”. Xanduzinha é um baião bastante movimentado, estando por isso mesmo, Luiz Gonzaga, bastante à vontade. Será, por isso, mais um dos seus grandes sucessos.

Já a toada A Volta da Asa Branca, embora possua uma letra muito bonita, característica, nos pareceu um tanto forçada. Ao invés de uma toada sertaneja, característica do nordeste, nos dá impressão de uma canção de cowboy americano. Mas, é Luiz Gonzaga quem canta e seus fãs – que são aos milhares – prestam mais atenção nele, na sua voz, e na sua sanfona do que na música propriamente dita. Pelo exposto, o sucesso desse disco vai ser mais pela face de Xanduzinha, pelo menos nas capitais. No interior é possível que A Volta da Asa Branca desperte maior interesse.

O outro disco foi gravado pelo conjunto vocal Quatro Ases e Um Coringa. Encerra dois baiões muito conhecidos: Paraíba e Baião de Dois, ambos assinados pela dupla Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira. Paraíba é o baiãozinho do momento. Todo o mundo o cantarola. E sua popularidade, agora, será maior, em conseqüência da magnífica interpretação do festejado conjunto.

José Dantas e Luiz Gonzaga
Baião de Dois, um dos grandes sucessos de Carmélia Alves, ganha novo colorido na interpretação do conjunto em apreço, sendo muito interessante a maneira como vocalizam, revezando-se, entre si, nos solos.

Embora a etiqueta do disco nada diga a respeito, a título de curiosidade chamamos atenção para o acompanhamento, em ambas as faces. Nota-se uma sanfona muito bem dedilhada que, em determinado trecho, executa solos dignos dos melhores elogios. Essa sanfona é de Luiz Gonzaga, que colaborou com os Quatro Ases e Um Coringa na feitura das gravações, colaborando ainda no coro, onde se nota nitidamente a sua voz.

Aí estão, portanto, para os apreciadores do baião, dois discos que merecem atenção.



Na foto: Os Quatro Ases e Um Coringa levaram ao disco dois baiões, aliás, já gravados por outros artistas e que constituíram retumbantes sucessos: Paraíba e Baião de Dois, ambos assinados pela prestigiosa dupla responsável pela divulgação do novo ritmo, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga, por sinal, embora a etiqueta da Victor nada diga a propósito, colaborou com o festejado conjunto, em ambas as faces, cantando no coro e dedilhando a sua endiabrada sanfona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário